Informações Úteis

Black Friday: Tudo o que você precisa saber

Gustavo Barbosa
Escrito por Gustavo Barbosa

Você, com certeza, já ouviu falar em Black Friday e já percebeu que em uma determinada época do ano sua caixa de e-mail, as lojas físicas e online ficam cheios de promoções com esse nome, não é mesmo?

No bom e velho português, Black Friday quer dizer “sexta-feira negra” e se trata de um dia inteiro de descontos generosos organizados pelo varejo. Criada nos Estados Unidos, essa grande liquidação acontece um dia depois do feriado americano de Ação de Graças, um dos mais importantes do país.

Quando chegou ao Brasil?

A Black Friday chegou ao Brasil no ano de 2010 e foi organizada pelo Busca Descontos, site que reúne cupons de descontos das principais lojas virtuais do país. Naquele ano, o evento reuniu apenas ofertas de varejistas virtuais.

Em 2011, o Extra estendeu as grandes ofertas para as lojas físicas e, desde então, a data ganhou força no varejo físico brasileiro.

Uma das explicações para o Black Friday demorar a emplacar no Brasil é a resistência de varejistas brasileiros. Eles tinham receio em oferecer promoções antes do Natal. Tradicionalmente, os saldões de fim de ano ocorrem em janeiro.

Por que “Black Friday”?

Embora o nome tenha uma sonoridade legal em inglês (pelo menos para nós, brasileiros), no português a “sexta-feira negra” não parece ter uma boa conotação. E, se você tem essa impressão, não está de todo errado.

No início, o termo foi usado com referência a uma grande queda na Bolsa de Nova York, em 1869. Segundo a BBC, naquele ano, dois especuladores tentaram tomar o mercado de outro da Bolsa e o governo americano precisou intervir, elevando a oferta da matéria-prima. O resultado foi que os preços do ouro caíram demais e muitos investidores quebraram.

O termo Black Friday como usamo hoje só surgiu anos depois dessa grande catástrofe econômica, na Flórida. Dizem que alguns policiais começaram a se referir a essa grande liquidação após o Dia de Ação de Graças devido ao trânsito caótico que o evento acabava gerando.

Só em meados dos anos 1990 que o termo realmente saiu da Flórida e se tornou popular nos Estados Unidos. O mais interessante de tudo é que, mesmo depois desse nome, a Black Friday só tomou a proporção que tem hoje, como o principal dia de vendas em território americano, em 2001.

 

Deixe seu comentário abaixo para ajudar os outros usuários que tenha duvida.

Sobre o autor

Gustavo Barbosa

Gustavo Barbosa

Comprador e Curioso, busca sempre por promoções pela internet, por causa de fraudes e problemas, resolvi criar o é confiável para lhe informar quais sites são confiáveis ou não!