Informações Úteis

Como saber se a loja virtual é realmente segura

Gustavo Barbosa
Escrito por Gustavo Barbosa

Tem Como Saber Se Uma Loja Online é Confiável ou Não?

Uma loja online é um site como qualquer outro, a diferença é que ele vai vender produtos ou serviços através da internet, os clientes terão que colocar seus dados, endereço de casa, e numero do cartão de crédito, por conta disso é necessário se manter atento à fraudes ainda mais em datas importantes onde muita gente quer comprar.

Existem muitos sites de compras online e lojas que muitas vezes é difícil verificar se uma loja é legítima ou uma tentativa de golpe, mas seguindo algumas dicas simples você pode facilmente verificar o merecimento de confiança de um site e até de um vendedor de sites como MercadoLivre e Ebay.

Verifique os dados sobre o site

Você também pode verificar a data de criação do site, ou informações em locais confiáveis para averiguar isso. Você vai encontrar facilmente esta informação online. Se um site tem funcionado por apenas uma semana ou um mês, não é nada confiável efetuar uma compra neste site.

Reclame Aqui e eBit

São dois sites onde as pessoas podem postar análises e avaliações sobre as lojas de onde fazem as compras. Além disso, usamos bastante ambos para listar lojas que acreditamos ser ou não confiáveis com base nas avaliações do Reclame Aqui que ganhou uma ótima fama por agregar todos os atendimentos que os sites fizeram para reclamações. Se há muitas reclamações, talvez seja melhor correr da loja online e procurar outra.

Mas como saber se a loja virtual é realmente segura. Seguem algumas dicas:

  • Fique atento ao protocolo de segurança. A URL deve trocar para HTTPS nas áeras que exigem dados confidenciais, geralmente inicia no login e segue por todo o check-out.
  • Além do HTTPS, ao entrar em área segura, um cadeado fechado será mostrado.
  • Verifique se a loja possui um canal de atendimento.
  • Verifique a política de trocas e devoluções, assim como informações sobre a empresa.
  • Selos de loja segura são essenciais. Mas não se atente apenas à imagem do selo, clique e confira se as informações carregadas estão de acordo com a loja.
  • Um layout bem montado e produtos bem cadastrados demonstram o cuidado do lojista com o seu canal de negócios.
  • Verificar a plataforma de e-commerce contratada.
  • Pesquisar em sites de registros de inconformidades como www.reclameaqui.com.br.
  • E por fim, a boa e velha pesquisa em toda a rede.

Se você quiser ainda mais segurança, serviços como PagSeguro, PayPal, MercadoPago e MOIP dão ao usuário até 15 dias para cancelar a compra, caso não recebam o produto ou este venha danificado/diferente do que compraram.

Considerações Finais

Se você seguiu as dicas vai poder facilmente verificar se um site é legítimo ou não, assim você vai evitar qualquer tipo de risco de se certificar de que você só compra de uma loja digna genuína e confiança. Não esqueça de ver outros artigos onde mostramos dados e lhe falamos se a loja é confiável ou não!

Deixe seu comentário abaixo para ajudar os outros usuários que tenha duvida.

Sobre o autor

Gustavo Barbosa

Gustavo Barbosa

Comprador e Curioso, busca sempre por promoções pela internet, por causa de fraudes e problemas, resolvi criar o é confiável para lhe informar quais sites são confiáveis ou não!