A Black Friday está chegando e o Procon divulgou boas dicas a todos os consumidores para manter o cuidado sobre preços e possíveis fraudes em promoções, que muito acontece durante o dia das grandes promoções.  

Dessa forma, antes mesmo do dia oficial da Black Friday, algumas lojas
já anunciam promoções de 80% em muitos dos segmentos do varejo.  

Assim, seguindo as orientações é possível se manter atento para não acabar
caindo em golpes seja em loja online ou física.
 

Como sabemos, aqui no Brasil ainda estamos aprendendo como fazer,
enquanto nos estados unidos é queima de estoque, por aqui algumas lojas colocam alguns produtos
pelo mesmo valor com descontos fantasiosos ou pela metade do dobro.
 

Confira algumas dicas para não cair em golpes durante a Black Friday: 

Para não cair em pegadinhas

Dessa forma, a primeira coisa que você deve fazer é pesquisar preços antes de comprar, lembra do que informei acima sobre o preço na “metade do dobro” então, viu o produto que tanto deseja, faça uma breve pesquisa sobre o produto e veja se ele era realmente este valor. 

Quem prefere comprar em loja física:

Mesmo processo, fique atento as etiquetas e aos adesivos procurando por alterações ou publicidade enganosa. 

Anote tudo, tire foto:

está anotado e pesquisado sobre os produtos que você deseja comprar, tirou foto ou print do valor do produto pra fazer comparação. 

Confira o preço antes e depois ao vendedor:

No dia da compra, tenha a paciência de pedir ao vendedor para mostrar o preço atual e o preço anterior e tratar de verificar se o mesmo está correto ao desconto que o estabelecimento colocou. 

Peça sua nota fiscal

Peça sempre sua nota fiscal aonde você comprou o produto e não esqueça de cadastrar o seu CPF assim caso tenha que trocar e tenha perdido a nota fiscal ao pedir uma nova nota fiscal a pesquisa será mais rápida. 

Verifique a qualidade do produto

Lembre-se que o produto deve estar em ótima qualidade. Caso tenha algum defeito ou avaria deve-se levar a uma troca. Lembre-se de conferir antes de levar pra casa, pois, o anunciado deve ser igual ao adquirido. 

Veja sempre se é É Confiável

Comprar online verifique se o site é confiável. 

Registre suas compras online

Sempre tire prints e grave a tela dos produtos antes das promoções e quando comprar.  

Confira as avaliações de cada loja

Veja as avaliações em nosso site sobre a loja que você deseja comprar e no Reclame Aqui, para ter opiniões de quem comprou e se recebeu o produto.  

Confira a segurança do site

Fique ligado se o site tem HTTPS assim você terá a confiança de um site seguro para colocar seus dados. 

Resumo

Contudo, o CDC (Código de Defesa do Consumidor), informa que a troca é uma pratica bastante comum após a compra, mas, em algumas lojas isso é apenas uma cortesia. Fique atento a política de troca da loja, e pergunte se pode fazer a troca do produto em promoção, algumas lojas não oferecem a troca sobre estes produtos. 

Compras que são feitas pela internet, estão seguras pelo CDC para trocar seguindo o Artigo 49, que garante o direito ao0 servidor de trocar o produto comprado sete dias após a compra. 

Além disso, fique esperto por comprar em sites que tenha opções de compra via MERCADO PAGO, PAGSEGURO, PAYPAL formas de pagamento que garantem que você possa ter o seu dinheiro de volta de maneira segura.